quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

O efeito Mozart







O Efeito Mozart é um termo criado por Alfred A. Tomatis para um alegado aumento no desenvolvimento cerebral que ocorre em crianças com menos de 3 anos, quando elas ouvem música de Wolfgang Amadeus Mozart.






   


   Rauscher e Shaw fizeram uma experiência com três grupos pré-escolares :

•O primeiro grupo recebeu aulas particulares de piano e aulas de canto;
•o segundo grupo recebeu aulas particulares de computação;
•e o terceiro grupo não recebeu nenhum tipo de treino.



Conclusão:
   As crianças que receberam aulas de piano e canto, tiveram  um desempenho 34%melhor,que os outros, em testes que medem a habilidade espácio-temporal.

 




Estas descobertas indicam que a música melhora de forma única as altas funções cerebrais exigidas pela matemática, xadrez, ciência e engenharia.





  Em 1997, Rauscher e Shaw anunciaram ter provas científicas de que a instrução em piano e canto são superiores à instrução em computação para aumentar as habilidades de raciocínio abstracto em crianças.



Shaw e Rauscher criaram seu próprio instituto: O Instituto de Desenvolvimento Neural da Inteligência pela Música (M.I.N.D.).








Bibliografia:

Institudo criado por Shaw e Rauscher: http://www.mindinst.org


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