Diga que nunca ouviste alguma música que te tranquilizou? Ou, alguma que fez com que respirasses fundo, pois retratava algum momento especial da tua vida? Pois é, muitas canções, através das suas palavras e notas musicais remetem-nos a uma sensação de paz e felicidade e nos transportam para um estado até mesmo de harmonia.
Não é de hoje que o homem sabe que a música é benéfica para a sua saúde. Desde a Grécia antiga já havia estudos sobre tal. O filósofo Aristóteles, por exemplo, no século V a.C, reparou que as canções causavam uma influência positiva sobre o corpo humano e passou a utilizá-las para ajudar pessoas que sofriam de problemas psicológicos.
Em 1500 a.C, Papiros de Kahun, percebeu que a música trazia benefícios a mulheres grávidas e passou a usufruir dela, para ajudar durante a gestação.
Mas, foi somente após a primeira guerra mundial, que as melodias passaram a serem utilizadas em hospitais como terapia, para veteranos de batalhas. A partir de então, essa ciência não parou de evoluir. Nos dias de hoje, existem até cursos que formam profissionais para tratar pacientes com problemas físicos, mentais e sociais através do uso da música e sons. Através da utilização de instrumentos musicais, vocais ou ruídos é possível tratar diversos problemas. Portadores de distúrbios da fala, além de pessoas com deficiências auditivas, mentais, estudantes com dificuldades de aprendizagem ou até mesmo pacientes com cancro ou sida, podem ser tratados por musicoterapeutas, que são os profissionais que estudam essa área.
Pelo forte impacto causado pela música no cérebro humano, recomenda-se que ela seja introduzida na vida das crianças desde cedo. A música ajuda na prevenção da doença de Alzheimer e reduz a ansiedade e a solidão podendo assim evitar a depressão. Por diminuir o stress, ela permite que o corpo fique mais relaxado, deixando o sistema imunológico livre para trabalhar no seu potencial máximo, ajudando assim a combater doenças quotidianas: como gripes e resfriados.
São inúmeros os benefícios que a música traz para a nossa saúde e mente. Ela torna-nos mais humanos, ajudando-nos a entender o sentimento do próximo, melhorando o relacionamento com as pessoas.
Através da música é possível protestar, impor uma opinião, mover multidões, podendo assim mudar toda uma geração. A música não faz bem somente a uma pessoa e sim ao mundo todo. Respeitando o gosto de cada um e não abusando da altura do som, a música só tende a lhe fazer o bem. Por isso cante, ouça, sinta todo o poder que um som pode trazer.
| É bom que as crianças escutem música. |
Bibliografia:
Informação retirada do site: http://www.portaisdamoda.com.br/noticiaInt~id~19370~n~os+beneficios+da+musica+.htm
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.